Para que serve um evento de animê?
Não é (só) para dar lucro para o organizador ,serve para que os fãs de uma mesma coisa se conheçam e
troquem informções. Ou melhor, para socializar. Afinal, não há nada mais triste que você ir a um evento de anime sozinho e não ter ninguém para compartilhar aquele Mupy ou ajudar a carregar as sacolas cheias de mángas. Se você é uma pessoa travada, daremos dicas para você se socializar num evento de animes. Leia este texto de autoajuda - não vai te auto-atrapalhar.
PRIMEIRO PASSO
Tente socializar antes
Muitas pessoas costumam ir em grupo para os eventos de anime , e não pense que elas vão agrupando pessoas vão se agrupando como se fosse Violinista de Hamelin! Essas pessoas costumam se conhecer antes, geralmente em fóruns ou comunidades do Orkut.
Se você é tímido, uma maneira de socializar é participar desses fóruns. A princípio o ambiente hostil pode parecer cruel, mas a vida também é assim. Aliás, como agir em fóruns pode ser o alvo de uma próxima materia do Clube Naruto.
Bem, tente conhecer pessoas e ver quem está se preparando pra ir sozinho ao evento também, quem sabe você não consegue uma companhia? Acredite há muitas pessoas como você, que não têm companhia.
Ao conhecer essa pessoa, converse bem com ela antes de sair marcando de ir ao evento juntos. Você não vai querer passar um dia inteiro ao lado de uma pessoa menos agradavel que seu professor de matematica. E marquem em algum lu gar que seja caminho do evento, pois não é seguro que você vá para a casa de estranhos. Ninguém quer acordar numa banheira cheia de gelo e sem os rins, não é?
E se a pessoa for chata e você não aguentar mesmo? Bem, só posso falar "probema seu", pois eu avisei para conversar bem com a pessoa e ver se vocês têm gostos compatíveis. E aproveite para conversar virtualmente mesmo, pois você pode se sentir mais seguro para conversar.
Se você não conseguir uma companhia antes por qualquer motivo, é hora de ir ao segundo passo...
SEGUNDO PASSO
A Fila
Fila serve para apenas uma coisa: socializar. A pessoa que inventou a fila não queria organização e muito menos uma maneira tranquila de as pessoas entrarem. O objetivo dela era juntar pessoas com gostos em comum num local que fosse tão desagradável que fizesse as pessoas começassem a socializa. Tipo senhoras em ponto de ônibus, sabe?
Estando sozinho na fila, por que não juntar a sua coragem e puxar assunto com a pessoa da frente ou de trás? Se você ver a mochila dela cheia de chaveiro e ver algum de alguma série que você conhece, pergunte se ela curte aquela série. Você vai ter que tomar a iniciativa em algum momento.
Como as pessoas que costumam ir a eventos de animes estão propícias a conhecer novas pessoas, a chance de essa pessoa agir com antipatia com você é bem pequena, então essa informação pode dar a coragem que você precisa para conversar com alguém.
Na fila também é comum ver pessoas jogando videogames portáteis para matar o tempo. Se você tiver o mesmo videogame e ver que a pessoa está jogando algo que admite uma partida multiplayer, por que não perguntar se ela quer tirar um contra de Dissidia ou então um corrida de Mario Kart DS?
Embora seja uma boa idéia, tome muito cuidado com isso. Lembre-se que, se a fila for na rua, vocês dois estarão propícios a serem roubados por alguém de má fé. Apenas use essa estratégia do videogame caso esteja em um lugar fechado ou com uma presença maciça de policiamento por perto.
Mas não seja uma pessoa chata. Se você perceber que a pessoa não está num um pouco a fim de conversar com você, desencana. Não seja insistente a ponto de a pessoa querer te jogar um vaso na cabeça.
TERCEIRO PASSO
As Salas Temáticas
Em todo evento que se preze há a presença das Salas Temáticas, que são salas que reúnem pessoas que curtem as mesmas coisas. Embora o evento em si seja de pessoas que curtem manga e animação japonesa, as salas vão afunilando os gostos. Pode haver uma sala apenas para fãs de Naruto, uma sala para quem possui um Nintendo DS, uma sala para quem curte mais e até mesmo salas de encontros de fóruns. E será nessas salas que você vai tentar arranjar novas amizades.
Assim como dito antes, invista nas coisas que você conhece. Vamos fazer de conta que você é fã de Naruto e sabe até fazer os gestos de todos os Jutsus. Seu lugar então é uma sala de fãs de Naruto, pois lá é garantido que você encontrará pessoas que estão por dentro de série. Muito provavelmente a pessoa dessa sala é até responsável por um fã-clube, ou seja, você pode conhecer ainda mais pessoas que compartilhem os gostos com você. Mas fique atento com alguns detalhes para não estragar a sua diversão: fique ciente que lá estarão pessoas que acompanharam até o mais recente capítulo exibido pela televisão japonesa, então os spoilers comem solto.
Mesmo numa sala de Naruto você pode encontrar diversas atividades para fazer, desde ler capítulos recentes da série de manga ou até exibição dos episódios japoneses. Em algumas salas pode haver algum videogame para jogar algum jogo derivado da série. Novamente, é a chance de se enturmar com as pessoas.
Mas, como em todo grupo, há bastante panelinha entre as pessoas, então pode ser meio frustante você não conseguir se enturmar com ninguém. Sei que pode parecer coisa de criança, mas algumas salas deixam avisadas que os novatos devem conversar com o coordenador do local. O motivo? Para que o coordenador possa enturmar a pessoa no grupo. Não se preocupe, pois em todo grupo sempre tam alguém interessado em fazer nocas amizades.
QUARTO PASSO
O Que não fazer
Agora que você já sabe como socializar num evento, é bom o que não se deve fazer para conseguir uma amizade. Em primeiro lugar, não use as benditas plaquinhas para exprimir ao o mundo seu estado solitario. Se você colocar algo como "Free Hugs" (Abraço gratis em inglês) ou "Troco selinho por um Mupy" é algo tão decadente que isso mais manchará sua imagem que te
ajudará em algo.
Outra coisa é sempre manter o respeito. Muitos gostam de chamar a atenção num evento com o intuito de fazer amizades, e assim você pode se tornar uma pessoa inconveniente. Imagine que você está sentado assistindo ao concurso cosplay e a cada fantasia que passa um engraçadinho faz algum comentário questionando a sexualidade do Shun ou comparando uma cosplayer de saia curta a uma meretriz. Não faça isso, ao invés de atrair a atenção das pessoas você será tachado de inconveniente e ainda pode tomar um esporro de um staff ou do apresentador do concurso cosplay. Evite se achar também. Se estiver na sala de games, você não fará muitos amigos soltando aos sete ventos que você capturou todos os pokemons e que até viajou ao Japão para conseguir um Zoruark. Também tente não se exibir dizendo que você tem o ultimo modelo do Nindendo DS pois as pessoas podem te comparar ao Kiko do Chaves.
Ainda no campo da inconveniência, tente não corrigir os outros. Muitos não levam numa boa serem corrigidos os outros. Muitos não levam numa boa serem corrigidos, então imagina se a sua frente de um monte de gente você fala para o cara que o Goku nunca virou Super Saiyajin 5, ao contrário do que ele afirmou para todos. Quando você tiver intimidade com a pessoa você pode interromper e corrigir á vontade, mas no começo da amizade é uma aposta arriscada.
conclusão
Como deu pra notar, de qualquer forma você precisa tomar coragem para criar uma amizade . Não espere que caia uma amizade do céu ou então que você consiga um bom amigo só por ter pisado por acidente na mochila dele. Infelizmente, a dica que podemos dar para as pessoas que são mais tímidas é se arriscar um pouco, pois a vida e feita de riscos. E também podemos desejar boa sorte, pois com um pouco dela você téra um monte de amigos para te acompanhar da proxima.
Bjoos até a proxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário