Para contar a história das Anisongs, vamos considerar os gêneros anime e tokusatsu (live action) como um só, assim não utilizando o termo ttokusong, que é usado pos alguns fãs. Segundo os próprios cantores, quando vieram pro Brasil, não existe separação entre anime tokusatsu lá no Japão, e estamos seguindo esse critério.
Primeiro o que é Tokusatsu
Tokusatsu é uma abreviaçõa da expreção "Tokushu Satsuei", traduzida como "filme de efeitos especiais". Antigamente, o gênero englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais. Atualmente, tornou-se sinónimo de files ou séries Live-Action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando (misturando) várias técnicas como pirotecnia, computação gr´fica, modelismo, entre outras.
Continuando...
Sendo Naruto, Dragon Ball Z ou Sawamu, a animações japonesa deve a sua arte, diferenciada do resto do mundo ao trabalho de diversas empresas, sendo gravadoras, estúdios de animação, emissoras, patrocinadores, agências, para a elaboração daquela série em especifico. Lógico que, com os anos, a tendência foi só tornar mais complexo o processo de criar uma série de sucesso; mas engana-se que hoje que anime seja algo que deve ser apreciado apenas por fãs do gênero, principalmente formado por crianças e adolescente, no caso do ocidente.
Uma coisa que vale ressaltar é que as músicas de animes, como qualquer produção musical, sofrem influência, por sua política, influências externas e mesmo de cantores que trazem consigo sua bagagem musical. No caso das anime songs exclusivamente falando, elas começaram como cantigas infantis, sendo que com o tempo acabaram tendo outras influências, tornando-as o que elas são atulamente.
Bravura e Heroísmo
A música das produções de anime, principlamente nas décadas de 1950 e 1960, carregam em suas letras, todo um heroísmo, demonstrando uma proclamação de sentimentos em torno ddos personagens daquela série.
No Brasil, mesmo algumas canções tendo sido traduzidas, muitas mantiveram-se no original, tanto como o gênero live action, o país foi invadido por produções nipônicas nessa época. Sendo National Kid, Ultraman, Super S´namo, Sawawu, Princesa e o Cavaleiro entre outros clássicos que puderam ser assistidos em sua maioria na extinta TV TUPI, temos exemplos de canções que pareciam influênciadas principlamente de Cantigas infantis. Acima de tudo, as músicas alcançaram seu objetivo, fazendo com que hoje muitos adultos lembrem-se das letras daquelas músicas, mesmo que muitos anos tenham passado.
A entrada do Hard Rock
Foi nos anos de 1980 que ocorreu a invasão das séries nipônicas no Brasil, como Jaspion, Changeman, Dolbuck, Doraemon, Candy Candy, Rosa de Versalhes entre tantos outros. Lambrando que as séries, Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya, no original) e Dragon Ball, mesmo tendo sido produzidos nos anos 1980, só chegariam ao Brasil nos anos 1990, sendo ícones até hoje em dia na televisão brasileira.
Caso como nas séries Changeman e Cavaleiros do Zodíaco ficam nítidas a influência do rock nas anime songs. Essa influência vem do mercado musical dos anos 80 que, ganhou outras direções com gêneros rock e new music (que seria chamado de jpop mais tarde) fazendo sucesso no Japão. Esse tipo de música veio do reflexo neo-americano das décadas anteriores; assim, a influência da música da música ocidentalfez uma repetição dentro do próprio país, criando uma música exatamente igual ao que havia lá fora. O sucesso desses novos gêneros que formaram jrock e jpop nos anos posteriores veio á mistura dessas influências ao modo japônes, nascendo músicas que tem frases em inglês misturadas com o idioma japones e com estilo totalmente próprio e pessoal.
NeoTokyo
WikPedia
Nartiis
Nenhum comentário:
Postar um comentário