sábado, 4 de agosto de 2012

Animês na TV brasileira

 Os animês praticamente dominaram a internet, então porque não tentar algo novo como a televisão para poder fazer com que esses animes alcance novos e antigos fãs com mais facilidade e comodidade? Bem falando desse jeito até parece que o anime saiu da internet e foi para a televisão mais foi completamente ao contrário, antigamente o anime já passava nas telinhas brasileiras, e tinham um grande sucesso, mais o problema para os verdadeiros otakus e otomes começou quando a TV começou a tratar o anime como desenhos infantis e cortar qualquer cena que eles achassem muito violenta ou sexual, o mesmo ocorreu com a dublagem que e traduzida para esse publico infantil, ou seja, aquele "Não somos mais amigos" na realidade é "Vai se ferrar seu verme". Bem concluindo tudo isso, vimos que quando o animê chega nas telinhas 60% dele está cortado ou modificado o que estraga muito a qualidade do animê. Não quero dizer que anime não seja coisa de criança, pra mim anime é coisa para todas as idades, e que deveria ser levado desda infância até a velhice, e se, a televisão quer passar animês deveria escolher bem os horários para não teque modificar tanto assim o animê.
 Agora em seguida fique por dentro da história desses dois grandes sucessos a televisão e os animês.

Fim do Século XX
 Nessa época a febre dos "Cavaleiros do Zodíaco" já havia passado e o único anime digno de nota que passava na TV era "YuYu Hakusho", na extinta TV Manchete. Logo em seguida surgiram dois grandes nomes hoje em dia "Pokémon" e "Dragon Ball Z".
 Pokémon estreiou na Rede Record em 1999, onde rapidamente estourou em audiência e virou uma nova febre. Os jogos não eram muito conhecidos por aqui na época, mas o animê teve direito até a três filmes lançados nos cinemas, arrebatando crianças - e suas respectivas mães - a lotar as salas de exibição. Já "Dragon Ball Z" desembarcou na mesma época, porém num canal a cabo, o Cartoon Network - que iniciava suas exibições de animês. Outro sucesso instânteo, apesar da versão exibida por aqui ser a censurada, mas ninguém ligou muito para esse detalhe na ocasião do lançamento.

 Era de Ouro
 Com o sucesso dos dois títulos, outras emissoras logo perceberam o nicho de mercado que elas sumariamente ignoraram por anos a fio. A fox Kids 9que depois se transformou em Jetix e por fim em Disney XD) contra-atacou com séries como "Digimon", "Patlabor", "SuperPig", "Monster Rancher", "Shaman King", "Medabots", "Beyblade" e um monte de séries geneticamente modificadas nos EUA como "Shinzo", "Flint", "Cavaleiros de Mon Colle" e "Dinozaurs".
 Já  o Cartoon Network, bem mais esperto, colocou no ar séries como "Card Captor Sakura", "Corrector Yui", "Sailor Moon" (fases R, S, SS e Stars), "Gundam Wing", "hamtaro", "InuYasha", "Dragon Ball" ( a série completa), "Kaleido Star", "Rurouni Kenshin" (Samurai X, "Street Fighter II V", "Popolocrois", além do já citado "Pokémon". Como se observa, a qualidade doa animês do carton Network era, de modo geral, superior ao do Fox Kids, o que levou a muitos considerarem o cartoon Network como reduto dos otakus... por um tempo.
 Correndo por fora vinha a Band, com seu Band kids, que exibiu somente animês exclusivos, ou seja, nem na TV Fechada estes foram exibidos. Podemos citar "Bucky", "Tenchi Muyo" (séries de TV e OVAs), "Ei Hazard" e "Slayers".
 Se a Band corria por fora, havia um canal que navegava no pólo Norte, devido á super-ultra-mega exibição restrita do canal. Falamos do extinto Locomotion, claro - hoje o canal Animax. Por lá tivemos exibições "Exangelion", "Blue Seed", "Blue Submarine n. 6", "Bubblegum Crisis: Tokyo 2040", "Caçadores de Elfas", "Eat-Man", "Ah! My Goddess', " Serial Experiments Lain" e "Soul Hunter".

 Atualmente
 O tempo das invasões animê acabou. O fato de dizerem que o quadro atual é melhor do que dez anos atrás não é exatamente um consolo. basta ligarem a TV e verem se algum canal ainda possui quatro horas de exibição de algum animê ininterruptamente. Não há. Alguns canais continuam a passar certos animês como a Disney XD, Cartoon Network, Animax e Rede TV mais nada comparado a Era de Ouro. Nos demais canais, como  Globo e SBT, devemos continuar ver um ou outro animê em seus blocos infantis matinais -.-'.

 Naruto, Bleach e One Piece
 Três dos maiores fenômenos nipônicos da atualidade simplesmente "fracassaram" por aqui, pois nenhum deles emplacou "para valer" na TV brasileira. "One Piece" veio, teve 52 episódios dublados e nada mais. "Beach" ficou restrito ao Animas e não há perspectivas de trazê-lo para a TV aberta em curto prazo. Já "Naruto", apesar de ser exibid no SBT e ser considerado sucesso entre os mais jovens, nem de longe pode ser considerado um fênomeno no nível de "Cavaleiros do Zodíaco". O motivo? Posso das meus palpites: falta de marketing e, em parte, culpa dos fãs. "Mas como?' Você pergunta. Eu respondo. na época de "Cavaleiros do Zodíaco", "Dragon Ball" e "Pokémon", as séries apareciam em tudo que é quinquilharia, de figurinhas de chiclete até roupa de cama. As mães sabiam o que eram as séries, porque havia inserções comerciais nos canais, inclusive nos  da concorrência. Quanto ás  séries recentes: que tipo de produto de "Bleach" você encontra oficialmente no Brasil? O mangá só. "One Piece" teve DVDs, mas as baixas vendas ocasionaram seu cancelamento. "Naruto" tem um ou outro produto, mas a propaganda é pouca. E a responsabilidade dos fãs, onde se encaixa? No velho problema da pirataria, já abordado anteriormente.

 Futuro
 É praticamente certo que sempre haverá algum animê em exxibição na TV brasileira, seja em blocos matinais ou com exibições em Tvs fechadas. Mas exibições de animê nível nipônico ainda parece distante. A impressão que se tem é de que estamos em um alinha decrescente, onde os sucessos são escassos e as apostas vão ficando mínimas ao passar dos anos. O mercado brasileiro não deve ver tão cedo uma febre "animática" como "Cavaleiros dos Zodíaco" na segunda metade dos anos 1990 ou "Dragon Ball Z" e "Pokémon" no começo deste século.

Matéria original: Anime>DO e Nartiis

Nenhum comentário:

Postar um comentário