sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Como Se Tornar Um Mangáka?

1-Akira Toriyama//2-Eiichiro Oda//3-Masashi Kishimoto//4-Rumiko Takahashi
 Atualmente, o mercado japonês de quadrinhos talvez seja um dos mais sonhados entre os desenhistas amadores que desejam viver disso. Não por menos, os mangás tem tido boa projeção pelo mundo afora, são respeitados como cultura em seu país e é claro, gera muito, mas muito dinheiro ao autor.
 Nem todos ficam ricos com mangá. Mas se é pra sonhar, por que não sonhar em fazer sucesso de uma Rumiko Takahashi, que com seus títulos, que inclui Ranma 1/2 e InuYasha, chegou a se tornar um dos dez artista mais ricos do japão (sendo que isso inclui cinema, TV , música)?
 E ter um mangá publicado, já é um caminho enorme andado em direção ao anime. Realmente é digno de povoar nossos sonhos. Mesmo sendo muito difícil. E ainda mais distante se você não for um japonês.
 Não que o mercado seja fechado. Muito pelo contrario, talvez seja o único país no mundo que dá tantas chances aos novatos. Revistas como a Shonen Jump e a Magazine fazem anualmente seus concursos para os novos talentos. De lá saíram a maior parte de seus sucessos.Além disso, os editores estão sempre em prontos a ver os trabalhos de quem quer virar um mangaká.
 Porém, não podemos esquecer que o japão é um país onde prolífera artistas de alta qualidade e mutos deles, querendo a mesma coisa que você. Então, por que escolheriam um estrangeiro? vontade humana pode às vezes ser mais que a lógica. Uma pessoa esforçada e dedicada pode fazer tudo que quiser. Mas saiba desde já um pouco de tudo que você terá que passar.
 Os caminhos do profissionalismo no mangá são em geral os dois citados. Marcar um encontro com um editor e mostrar seu trabalho, chamodo Motikomi, ou os concursos. Ambos, é claro, exigem que você tenha um conhecimento em japonês suficiente e more no Japão.
 O Motikomi é um caminho estreito. Em geral, os editores são pessoas ocupadas e impacientes. Você precisa ser objetivo. Marque o horário por telefone e esteja disponível no horário que ele se dispuser. No encontro, vá direto ao assusnto. Você não será ilustrados, você será mangaká, então não leve seu portifólio, ele será apenas peso extra. O editor quer que você mostra um mangá.
 Esteja ciente de que ele não quer sua opinião, e sim você a dele. Ele verá sua história e vai decidir se gosta ou não. Então, prepare uma história no capricho e isso não significa apenas uma boa arte com um bom roteiro. A limpeza do papel, dobras, cuidado com elas também conta e sua aparência também. Também prefira já levar nos padrões que eles usam. Em geral, os mangás costumam trabalhar com 31 páginas em preto e branco, no formato B4, 220mm x 310mm. As linhas de corte são de 270mm x 180mm. As letras, de preferência, deixe a lápis. A magazine costuma pedir que faça em papel vegetal e colado com cola Prit, que pode ser descolado. Os mais cuidadosos colocam uma folha vegetal na frente de cada uma das páginas.
 Em suma, no Motikomi você deve agradar o editor. E mesmo fazendo de tudo para que lhe chame para trabalhar, nunca, ninguem foi chamado logo no primeiro Motikomi. Isso por que o editor vai ser você realmente tem vontade, e o tempo que você leva para voltar com um novo trabalho. Esse é o principal erro de qem leva por motikomi. A maioria não volta.
 Ele acaba servindo mais para você entende sobre os desejos do editor sob seu trabalho, por que se ele perceber que você tem talento, mesmo que ainda não esteja bom, ele vai te dar dicas e esperar que você volte.
 Nos concursos, como em qualquer outro tipo, você deve seguir padrões estipulados. Os dois principais, o da Shonen Jump e da Shonen Magazine tem padrões mais ou menos parecidos. O formato das páginas é o mesmo já citado (220mm x 310mm com linha de corte de 270mm x 180mm), só que a Jump pede que exatamente 31 ou 45 páginas. A Magizine libera pro número de páginas que desejar, até o máximo de sessenta.
 Os dois também usam conceitos parecidos de avaliação. Você não precisa ser mestre em tudo, mas precisa ser muito bom em pelo menos um dos principais. Eles são:

1- Desenho: A qualidade de seu desenho, anatomia, arte-fina, reticulagem, etc.
2- Estória: Sua história precisa ser divertida e diferente. Nada de cópias de Pokémon ou Dragon Ball, a originalidade conta tanto quanto o talento.
3- Personagens: Aqui também, originalidade tem papel importante mas a caracterização da personalidade também conta muito.
4- Narrativa: Eles vão avaliar se você sabe contar história em HQ, se você sabe se aproveitar dos quadros , das visões, efeitos, etc.
5- Diagramação: Ordem dos quadros importam muito na fluência da leitura. Tome cuidado, isso é muito mais do que traçar com régua.
6- Originalidade: Por fim, uma história diferente e que tenha charme, sempre tem um ponto extra.

 Lembrando, nenhum mangaká era ótimo quando começou, eles estão procurando novatos, não deuses. Não se preocupe se seu traço é ruim, tente reforçar onde você é melhor. Se isso interessar a eles, você será chamado e treinado. Por mais que você saiba hoje, eles vão ensinar mais ainda depois. Não preciso lembrar que limpeza e cuidado das páginas é também é avaliado.
 Os dois concursos tem fechamento para os últimos dias de março de todos os anos. Mas nada disso importa se você não souber japonês e não tiver como morar no Japão por pelo menos alguns meses. Realmente, essa é uma enorme barreira, pois visto o turístico lhe dá apenas três meses e a viagem é cara. O ideal seria vir trabalhar em alguma outra coisa e durante o período, ir arriscando. Afinal, também não é certo que você irá vencer, existem milhares de artistas concorrendo com você. Precisa ser insistente...
 Se você já tiver algum curso de japonês ou souber de alguma forma suficiente, existe uma prova de proficiência da língua, em quatro estágios e reconhecida em qualquer país. Essa prova, além de ser uma vantagem para conseguir um visto permanente, é uma boa garantia de que você tem conhecimento de língua. Até onde sei, ela é dada apenas no Japão.

 As dificuldades são muitas, mas com esforço, nada é impossivel. Se esse é seu sonho mesmo, junte coragem (e dinheiro) para arriscar. Quem tem talento e vontade, só precisa ir buscar a chance para ter tudo! :D

Matéria de: Victória Naruta
Fonte: AnimePró

Nenhum comentário:

Postar um comentário